S e j a m . B e m . V i n d o s !


"Trabalhes no que amas, e não terás de trabalhar por mais nenhum dia de sua vida"
Confucio (2500 a.C.)

DIVERSOS

Ótimas Informações sobre Cutelaria



          Fica a dica para quem admira ou se interessa por Cutelaria e por Artes Manuais. Sejam colecionadores ou artesãos, iniciantes ou veteranos, este é o maior e o melhor fórum de Cutelaria Artesanal da lingua portuguesa em todo mundo.

          A enorme quantidade de dicas e informações livres e sem segredos, e a grande camaradagem entre os frequentadores, são a tônica deste fórum.

FCA



Podem acessar e se cadastrar!
É inteiramente gratuito!!! 




Faca de 3,4 milhões de anos

Agência FAPESP – A mais antiga evidência do uso de ferramentas de pedra por hominídeos foi descoberta na Etiópia, na forma de dois ossos de ungulados (animais com casco). Também é a mais remota prova de consumo de carne por um ancestral do homem moderno.

O estudo, publicado na edição desta quinta-feira (12/8) da revista Nature, foi feito por Shannon McPherron, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária, na Alemanha, e colegas de diversos países.

“Essa descoberta muda dramaticamente o período que conhecemos de um comportamento decisivo de nossos ancestrais. O uso de ferramentas alterou a maneira como eles interagiram com a natureza, permitindo que consumissem novos tipos de alimentos e que explorassem novos territórios”, disse Zeresenay Alemseged, do Departamento de Antropologia da Academia de Ciências da Califórnia, um dos autores principais do estudo.

“Esse uso também levou à própria fabricação de ferramentas, um passo crítico no nosso caminho evolucionário que eventualmente deu origem a todas as tecnologias atuais, do avião ao telefone celular”, disse.
Segundo Alemseged, ao estender o uso de utensílios para auxiliar na alimentação em quase 1 milhão de anos, a descoberta deverá levar a uma revisão dos conhecimento sobre a evolução humana.

leia a materia completa em http://agencia.fapesp.br/12617




Ciência, Religião e Saúde - Falando sobre o Ferro


... Não só o ferro da Terra, também todo o sistema solar, provem do espaço exterior, já que a temperatura do Sol não é apropriada para a formação do ferro. O Sol tem uma temperatura em sua superfície de 6.000º C. e, uma temperatura central aproximadamente de 20 milhões de graus C. O ferro só pode ser produzido em estrelas muito maiores que o Sol, onde a temperatura alcança algumas centenas de milhões de graus. Quando a quantidade de ferro excede um certo nível em uma estrela, e essa estrela não pode mais retê-lo, ela explode, e surge uma "nova" ou "supernova". Estas explosões fazem com que o ferro seja dissipado pelo espaço.

Existe também evidências sobre o que ocorre nas supernovas mais antigas: Os elevados níveis de ferro nos sedimentos dos oceanos, são uma prova de que a explosão de uma supernova ocorreu há aproximadamente 5 milhões de anos, e não mais que 90 anos luz. O ferro-60, é um isótopo radioativo de ferro, formado nas explosões das supernovas, com uma vida média de 1,5 milhões de anos. A elevada presença desse isótopo no leito dos oceanos em um era geológica determinada, indica a nucleosítese recente no espaço proximo e seu subsequente transporte à Terra.

Tudo isto demonstra que o ferro não se formou na Terra, e sim em Supernovas, e chegou até nós pelo campo magnético da Terra, que na formação da Terra, gerou calor que acabou causando a diferenciaçaõ quimica inicial da Terra; isto formou os gases da atmosféra, e finalmente da hidrosfera. E o ferro fundido no centro da Terra e que, atuando como um dínamo gigantesco, gera o campo magnético da mesma, que por sua vez cria os cinturões radioativos de Van Allen, que protegem a superfície do planeta da radiação cósmica destrutiva e conservam a camada de ozônio, crucial para filtrar os raios daninhos...

Sem o átomo férrico, não existiria nenhuma vida baseada no carbono no cósmos, nenhma supernova, nada haveria na Terra, nenhuma atmosfera ou hidrosfera seria formada, nem campo magnético nos protegendo, nenhuma camada de ozônio, nenhum outro metal para fazer a hemoglobina (no sangue), nenhum metal para controlor a relatividade do oxigênio, e nenhum metabolismo oxidante. Existe uma relação íntima entre a vida e o ferro, entre a cor vermelha do sangue e a cor vermelha de algumas estrelas distantes, não só indica a relevância dos metais na biologia senão também o biocentrismo dos cosmos.....

Esse texto eu li, em um trabalho de estudo científico sobre a religião islâmica, onde abordavam os aspectos científicos do Alcorão, lá tem uma passagem onde está escrito: O ferro é un dlos elementos mais reiteradamente citados no Corão. O capítulo conhecido como Al-Hadid, que significa “O Ferro”, lemos:

“Por certo que enviamos a nossos Mensajeiros com as provas evidentes e fizemos descer com eles o Livro e a balança da justiça para que os homens sejam equitativos. Temos feito "descer o ferro", e que tem grande poder e beneficio para os homens. Allah saberá quem se esforça sinceramente por Sua causa e a de Seus Mensajeros; Allah é Fortísimo, Poderoso.” (Corán 57:25)

O que despertou a curiosidade dos cientistas foi a citação, onde Deus teria dito: Fizemos descer o ferro. Isto é, ele veio de algum lugar de cima e não da terra..... Hoje tem estudos na Alemanha para se tratar o cancer com o ferro.... Mas isso é um outro assunto. O que eu queria aproveitar o tema da mitologia e incluir essas informações, para que quando forem forjar suas facas, vamos pensar nisso, e ver que o ferro tem mais história do que se imaginava....

Na Bíblia consta o nome Yahweh (esse nome tem origem em Deus do Ferro, traduzindo do hebraico). Quero contar para voces como está sendo utilizado o ferro no campo da oncologia. É o seguinte: O Dr Andreas Jordan faz um trabalho no mundialmente conhecido hospital Charité na Alemanha, ele tem conseguido destruir células cancerígenas com uma técnica conhecida como "hipertermia magnética fluida" (liquido magnético de alta temperatura). Como resultado desta técnica realizada em um paciente após esse procedimento, não foram encontradas células novas, há tres meses. O método é o seguinte:

1 - Umas partículas de óxido férrico dissolvidas em um liquido condutor, é injetado diretamente no tumor por meio de uma seringa especial. Essas partículas se extendem ao longo das células do tumor. Este líquido consiste em milhões de partículas, 1000 vezes menor que os corpúsculos do sangue, o oxido férrico em 1cm cúbico pode fluir facilmente através dos vasos sanguineos.
2 - O paciente é colocado então em uma máquina com um campo magnético poderoso.
3 - Este campo magnético, aplicado externamente, começa a pôr as partículas férricas no tumor em movimento. Durante esse tempo, a temperatura no tumor que contem a injeção de partículas de óxido férrico sobe para 45 graus.
4 - Por alguns minutos as células cancerígenas, incapazes de proterger-se do calor, se debilitam e acabam sendo destruidas, e o tratamento é finalizado com a quimioterapia tradicional.

Neste tratamento só as células com câncer são afetadas pelo campo magnético, porque só nelas tem as partículas de óxido férrico. Esta técnica representa um desenvolvimento enorme no tratamento desta enfermidade potencialmente letal.

O ferro também tem demonstrado ser bom para a cura das pessoas com anemia. "..... o ferro, nele há grande poder e benefício para os homens". (Alcorão 57:25), são palavras particularmente notáveis, De fato, neste verso, o Alcorão pode estar indicando os benefícios do ferro para a saúde humana. Mas Deus é quem sabe mais....

Me desculpem se me alonguei, mas o ferro matéria prima da cutelaria deve ser visto por outro ângulo também... Insisto quando forjarem as lâminas, ao observarem elas ficando vermelho e depois mais claro.....lembrem-se disto, que o ferro não veio do planeta terra, e foi mandado por Deus, para benefíco da humanidade, cabe a nós fazermos bom uso disto. Meus respeitos ao cuteleiros, e quem sabe apreciar uma boa faca!


Postado no Fórum de Cutelaria Artesanal por Edgar

Nenhum comentário:

Postar um comentário