S e j a m . B e m . V i n d o s !


"Trabalhes no que amas, e não terás de trabalhar por mais nenhum dia de sua vida"
Confucio (2500 a.C.)

ESTILOS

1 - Faca Bowie: Designação genérica norte-americana para facas de defesa e caça, rústicas e de grandes proporções (geralmente lâminas longas - acima de 25 cm - e largas), com cabo não cilíndrico, empregada nas fronteiras dos EUA desde meados do século 18.

O nome que as eternizou surge muito depois da popularização do seu uso, com um duelo ocorrido em 19 de setembro de 1827, na Praia de Vidália (Rio Mississipi), perto da cidade de Natchez, Estado da Lousiana. Neste episódio, o principal protagonista, James (Jim) Bowie, comerciante e aventureiro de grande prestígio social na época, durante uma luta renhida com vários contendores, mesmo atingido por diversos disparos de pistola logra matar com um golpe de sua grande faca o major Noris Wright, seu desafeto, após este lhe desferir um golpe de bengala-estoque no peito, sobrevivendo a esta luta para morrer anos mais tarde na épica batalha do Alamo, em 1836, no México.

Este e outros episódios protagonizados por estas facas, narrados pelos pioneiros e colonizadores do oeste norte-americano associaram definitivamente estas facas à conquista do "velho-oeste", ligando-as indelevelmente à cultura estadunidense, difundida posteriormente a nível mundial. O período áureo do uso destas facas nos EUA foi do início do século 19 até pouco depois da Guerra da Secessão (1861-1865).

Este tipo de faca, inicialmente produzida de forma artesanal e com acabamento rústico, sofre durante estes anos, modificações em seu desenho e, especialmente em seu acabamento e fabricação, que foram sendo refinados, fazendo surgir diversas variantes. Com a fama passou a ser fabricada em outros países, encontrando-se em produção até hoje.


2 - Hunter: é a faca de caça americana, caracterizada pela lâmina de médias a pequenas dimensões, geralmente com dorso reto ou ponta em drop, e também com uma meia guarda.


3 - Faca gaúcha: é uma derivação da Adaga mediterrânea e espanhola, geralmente forjada com o colarinho integral.


4 - Skinner: é a faca de esfola de animais, usada em caçadas, sua característica é a lâmina bem curva e empunhadura bem confortável:


5- Sorocabana: era a faca usada pelos tropeiros, feita na região de Sorocaba-SP, geralmente era enterçada, com a lâmina presa por rebites ao enterço, que era forjado integralmente.


6 - Brazilian Style: é a junção das empunhaduras ergonômicas estilo Bill Moran com as facas integrais nacionais.


7 - Camp Knife: é a faca para trabalhos pesados, é geralmente caracterizada por uma Lâmina larga e empunhadura ergonômica:


8 - Adaga: é uma faca simétrica, geralmente com a lâmina em corte duplo e guarda pronunciada, de inspiração nas peças medievais.


Fonte: internet



9 - Culinárias:
As facas culinárias têm como objetivo trinchar, filetar, fatiar os alimentos no preparo ou à mesa, muitas vezes no salão dos restaurantes mais sofisticados, diante dos clientes. A legislaçao brasileira exige que nos locais de preparo comercial de alimentos, sejam utilizadas somente facas com cabo em material sintético e lâmina em aço inoxidável.

As facas culinárias apresentam os seguintes tipos principais:
  • Faca de "chef" - Usada para quase tudo, lâmina longa (20 a 30 cm) e larga, ponta ligeiramente curva.
  • Faca para filetar - Com pequenas ranhuras (alvéolos), longa, para cortar lâminas finas de presunto cru ou salmão.
  • Faca para pão - Serrilhada e longa.
  • Faca lisa - lâmina mais fina, para cortar peixes, frios, massas folhadas.
  • Faca para desossa - para desossar carnes, aves, peixes, também descascar frutas e legumes, Lãmina longa, fina, pontiaguda.
  • Faca para legumes - semelhante á do "chef", porém bem menor (10 a 12 cm).
  • Faca para tornear - bem pequena, lâmina bem curva, para esculpir e tornear frutas ou vegetais.

  • Acessórios:
    • Gancho trichador - garfo grande de 2 pontas, usado para fixar o que vai ser cortado.
    • Chaira - afia assentando a rebarba das lâminas após o uso, feita em metal bem mais duro e resistente do que as mesmas.

Fonte: inspirado em artigo da wikipedia

Clique abaixo e veja, uma ótima matéria sobre as facas culinárias, afiação, etc.
http://www1.folha.uol.com.br/comida/956966-preco-de-faca-chega-a-r-2200-confira-tipos-afie-e-evite-erros.shtml


E veja neste Blog, em "Dicas - Estilos e Classificações IV", imagens de alguns modelos realizados por bons cuteleiros.




Estilos e Classificações I


Já que tudo que podemos nomear podemos classificar, e por ser o ato de classificar, categorizar, praticamente um hábito humano, é grande a tentação de fazer isso com as facas.

      E confesso: Cedi à tentação! rsrs
      Mas não estou sozinho e é por uma boa causa!

     Somente efeito didático, aos amigos que se iniciam no "universo afiado". E proporcionar um panorama bem genérico, como ponto de partida para que façam estudos dos modelos, etc...

      Muito longe de ser pioneiro, pelo contrário, existem classificações para todos os gostos, além de muita polêmica, para variar! rs

      Controvérsia compreensível: As facas podem ser classificadas de várias maneiras e, não raro, uma faca pode ser enquadrada em mais de uma categoria, ou até em nenhuma que se consiga imaginar!
Vi tantos modelos e tipos diferentes de facas que é mesmo difícil ordenar algo em uma lista, mas poderia arriscar e dizer que as facas são geralmente classificadas da seguinte maneira:

1- Por seu USO ou LOCAL DE USO;
2- Por seu FORMATO geral, ou da lâmina (principalmente);
3- Por seu método de CONSTRUÇÃO;
4- Por seu PORTE ou forma de portar;
5- Por sua APARÊNCIA;
6- Pela sua ÉPOCA ou REGIÃO;
7- E até pelo FABRICANTE,  e outros...



      Podemos ver que não é tarefa simples: As facas são objetos ou ferramentas feitas no mundo inteiro, por milhares de anos, sendo, como citei em outra postagem, uma das ferramentas mais antigas criadas pela humanidade. E para dificultar ainda mais, muitos cuteleiros ao longo dos tempos foram adaptando os modelos, aprimorando, mesclando, incorporando idéias, ou simplesmente dando asas à criatividade.

      Ao ver uma lâmina que pode ser classificada em mais de uma categoria, simplesmente a coloco onde acho que ela está mais adequada, ou pelo menos onde parece ser maior seu uso corrente.

      Por exemplo, a faca chamada Kukri, hoje já bem conhecida como a terrível faca militar do exercito nepalês dos Gurkas: É uma lâmina de uso em combate, mas prefiro coloca-la na categoria das étnicas ou regionais, não só por sua origem primitiva lá onde surgiu, como porque hoje em dia seu uso é feito mais para colecionismo, atividades externas, na mata etc., do que partindo alguém ao meio (ainda bem! rs). Bom, mas  poderia também a classificar como uma lâmina para uso externo ou outdoor.

      Neste entendimento podemos, em linhas gerais, entrever algumas das seguintes categorias, onde se encontrariam, como exemplo, os respectivos modelos:

a)- De COMBATE, DEFESA e MILITARES:
Adaga, Push Dagger, Fighter, Táticas, Kerambit, Tantô, Espadas...

b)- De USO EXTERNO ou Outdoor:
Bowie, Hunter, Nesmuk, Bushcraft, Mateiras, Facões, Campeiras, Sobrevivência...

c)- UTILITÁRIAS, de USO GERAL ou ESPECÍFICO:
Culinária (uma categoria que pode ser colocada à parte - ver postagem neste blog), Skinner, Sharp-finger, Necknife, EDC, Canivetes...

d)- ARTÍSTICAS:
Facas que dá até "dó" de usar rs, são mais peças de joalheria que de ferramentas de cutelaria...

e)- ÉTNICAS ou Regionais:
Pukko (Finlândia), Gaucha (Brasil), Bolo (Indonésia, Filipinas e Cuba), Parang (Malásia), Kukri (Nepal), Canárias (Espanha)...

f)- HISTÓRICAS
Egípcias, Romanas, Celtas, Nórdicas ou Vikings, Medievais, Mediterrâneas, Sorocabanas...


      Na próxima postagem, postarei algumas fotos que encontrei na internet ou no FCA - Fórum de Cutelaria Artesanal (vejam postagem nesse Blog) para que vejam os exemplos de cada estilo ou modelo.


Estilos e Classificações II

Abaixo algumas imagens encontradas na internet ou no FCA - Fórum de Cutelaria Artesanal (vejam postagem nesse Blog), com os devidos créditos ao site ou cuteleiro (quando conhecidos). Quem souber o nome das que não estão creditadas, por favor me avise que coloco.

Existem centenas de modelos para cada estilo, mas estes foram os que, até o momento, "me encheram os olhos"! Quando fiquei em dúvida entre muitas igualmente belas ou interessantes, para não colocar todas, foi no sorteio mesmo! rs

É bem interessante a história das origens e os "porquês" do nome e dos detalhes de cada modelo (aqui no Blog tem postagem sobre alguns "porquês", principalmente nas postagens  "Dicas - Desenhos de Lâminas mais usados e Dicas - Alguns Estilos de Facas"). Façam suas pesquisas e verifiquem (comecem pelo FCA que é garantido!).




a)- De COMBATE, DEFESA e MILITARES:

Adaga






Push Dagger





Fighter


Cuteleiro: Mariano Gugliotta


Cuteleiro (desta última): Ismael B.


Táticas



 Cuteleiro (destas duas acima): Ricardo Vilar

 Cuteleiro: Zacharov

 Cuteleiro (desta última): Fabio Facas Especiais




Kerambit





Estilos e Classificações III

 Cuteleiro: Celso Fernandes

Cuteleiro: Tai Goo





Cuteleiro: Netto Trevisan





Hunter

Os modelos antigos e originais diferem muito dos atualmente construídos, mas enfim... lindas!



Cuteleiro: Edelberto Neto 









Nesmuk

História muito bacana. Criada por um aventureiro norte americano com nome índio (que batiza a faca), e pioneiro em sobrevivência na vida selvagem.


Cuteleiro: Jackson Schaffer 








Bushcraft

Merecem uma pesquisada quanto aos modelos e quanto à arte de viver no mato que dá o seu nome!




Todas acima, Cuteleiro: João Alexandre Voss

 Cuteleiro: Pedro Lopes

 Cuteleiro: Ismael Biegelmeier






Mateiras



Cuteleiro: Berardo

Cuteleiro: Supat


Cuteleiro das duas acima: Ray Rogers 

Cuteleiro: Júnior





Campeiras



Cuteleiro: Serapião 

Cuteleiro: J. Schaelfer



Cuteleiro: W.Luis



Cuteleiro: Supat




Sobrevivência



 Cuteleiro: J. B.


Cuteleiro das duas acima: Gaeta



Estilos e Classificações IV

c)- UTILITÁRIAS, de USO GERAL ou ESPECÍFICO:


Culinária (uma categoria que poderia ser colocada à parte - ver postagem neste blog)

Cuteleiro: Sandro Boeck


Cuteleiro das duas acima: Serapião 


Cuteleiro: Ismael B. 



Cuteleiro das duas facas, nas tres imagens acima: Rodrigo Sfreddo 

Cuteleiro: Tiago Silva 

Cuteleiro destas, inspiradas nas culinárias dos índios Cherokees: Ray Rogers

Cuteleiro: Schramm





Skinner

Cuteleiro: Berardo


Cuteleiro das duas acima: Marco Borchardt 


Cuteleiro: Francisco A N Bispo


Cuteleiro da faca nas duas imagens acima: Mariano Gugliotta


Cuteleiro: Edmund Davidson

Cuteleiro: Bragagnolli

Cuteleiro: Tai Goo





Sharpfinger


Cuteleiro: Mariano Gugliotta






Necknife
Cuteleiro: Berardo




Cuteleiro: Pedro Lopes


Cuteleiro: Daniel Vally

 Cuteleiro: Poul Strand








Cuteleiro: Facas Orelhanas




d)- ARTÍSTICAS: Artesão ou artista? Ferramenta ou objeto de joalheria? É real, pode acreditar!! rsrsr Tem coragem de usar? rsrsr









Cuteleiro de todas acima: Arpád Bojtos





 Cuteleiro das facas nas cinco imagens acima: Rodrigo Sfreddo

Cuteleiro: Basko

Cuteleiro: Piotr Gnyp

Cuteleiro: Lowell Bray


Estilos e Classificações V

e)- ÉTNICAS ou Regionais:

Pukko (Finlândia)




Cuteleiro das duas acima: ThorKil











Gaucha (Brasil)

Cuteleiro: Sandro Boeck 

Cuteleiro: JB 


Cuteleiro: João Alexandre Voss




Bolo (Indonésia, Filipinas e Cuba)






Parang (Malásia)

Original

Releitura Moderna


Kukri (Nepal)

Original. Abaixo, releituras atuais.




Cuteleiro das duas imagens da Bush-Kukri acima: João Alexandre Voss



Cuteleiro: Fabio Facas Militares Especiais


Canárias (Espanha)...






Estilos e Classificações VI

Romana












Celta




Abaixo, Releituras Modernas











Duas acima, escocesas para uso nas botas ou sob o kilt


Cuteleiro: Ben Potter





Nórdicas ou Vikings












Abaixo, releituras modernas








Cuteleiro na 09 imagens acima: David DelaGardelle






 

Cuteleiro, nas 06 imagens acima: Ben Potter


Cuteleiro: Petr Florianek

 Cuteleiro: Grégory DeLaunay




Chinesa





Tibetana





Mongol





Japonesa











Asteca





Inca






Indígena Americano

Esta é atribuída ao famoso Crazy Horse





Brasileiras - Sorocabana (Essas desbravaram o Brasil, desde os Bandeirantes...)




Cuteleiro desta releitura moderna: D'Avila

Releitura moderna.



Estilos e Classificações VII

f)- RÚSTICAS SIM, feias não! rs




Cuteleiro destas três acima feitas de mandíbula de urso e desta ultima de chifre de cervo: Dionatan Franco



Cuteleiro das 3 acima: Supat


Cuteleiro das duas acima: Tai Goo





Cuteleiro das quatro acima: Daniel Winkler


 


Cuteleiro, nas três imagens acima: Fernando Nunes







Cuteleiro das seis acima: Mariano Gugliotta


 Cuteleiro: Stefano Trentini

Cuteleiro: Paulo Segura


Cuteleiro: Gustavo Malta Salerno

Cuteleiro: Aáron


 
  Cuteleiro: João Alexandre Voss

Cuteleiro: JB Facas Artesanais

10 comentários:

  1. Comentário de T.Silva *Cutelaria Artesanal* em 05/04/2013, que posto aqui por problemas técnicos do blog:

    Belo trabalho parabens!!! em Dicas - Estilos e Classificações IV

    ResponderExcluir
  2. Comentário de Sivano Amazoniaman em 22/01/2013, que posto aqui por problemas técnicos do blog:


    Olá amigo muito legal seu blog!!! Mais ainda a atitude dde informar tanto sobre cutelaria pras pessoas de maneira desinteressada. Aprendi muito aqui. Por coinscidencia, sou o postador original das duas fotos acima (das duas facas de sobrevivencia de Roberto Gaeta (Bob G.) escaneadas de 2 antigas revistas Magnums que guardei até hoje dos anos 80 e com fotos tratadas e limpas por mim no Photoshop (as fotos originais em papel na Magnum não são tão limpas e estão mal enquadradas além de cortadas nas laterais que depois acabei aumentando graficamente) e as coloquei na internete originalmente num forum espanhol chamado "Armasblancas" sob o meu pseudonimo de "Amazoniaman" atualmente "Amazoniann)" pra divulgar a cutelaria tática nacional em terras extrangeiras e naquela ocasião em que eu nunca tinha tentado falar espanhol)com ajuda de um amigo de lá chamado "Je.sus_Jk" pra traduzir. Te conto tudo isso porque é a primeira vez que encontro essas mesmas fotos que tratei e divulguei (sendo em Dicas - Estilos e Classificações III)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvano, agradeço a participação, enriquecendo o blog com seu conhecimento e amor pela nobre arte. Perdoe a demora da resposta, mas só via agora sua postagem!! rsrs Ainda não sei como configuro para ser notificado!!! O trabalho com as fotos ficou ótimo! Parabéns! Agradeço também aos elogios, fico feliz que tenha gostado. Abraços

      Excluir
  3. Caraca, não sei se o blog ainda está ativo, mas achei ele hoje e gostaria de agradecer pelo belo trabalho de informação sobre facas! Meus parabéns gostei demais!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Está ativo sim, agradeço o retorno. Fico feliz que tenha gostado e sido útil! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Agradeço sua visita e comentário! Abraços

    ResponderExcluir